Skip to main content

Participação e Democracia

Ciclo de Conferências: Democracia – Um Conceito em (R)evolução

Participantes:
Gonçalo Guerreiro (Encenador e Dramaturgo)
Marcela Uchôa (IEF-UC)
Tiago Alves Costa (Poeta, Escritor e Tradutor)
Vanda Amaro Dias (CES-UC)

Moderação:
Cristiano Gianolla (CES-UC)

28 de Abril – 18h00
Teatrão – Oficina Municipal do Teatro, Coimbra

Programa
Mais informação

Em parceria com o projeto UNPOP/Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Entrada livre
======
O Teatrão e o projeto UNPOP/CES-UC, organizam esta conferência que, a partir da temporada de apresentação de “Revolution (Título Provisório)” em Coimbra, pretende refletir sobre a forma e a qualidade da participação democrática das sociedades atuais. O projeto UNPOP, coordenado pelo investigador Cristiano Gianolla – curador e moderador desta conferência – tem vindo a dissecar as narrativas da emoção populistas e o seu impacto no comportamento político dos cidadãos e, por isso, pareceram-nos o parceiro perfeito para olhar a evolução da participação cidadã no exercício da democracia em Portugal desde 1974.
======
Participantes:
– Gonçalo Guerreiro. Encenador, Dramaturgo e responsável pela Cenografia do espetáculo REVOLUTION (Título provisório); É diretor artístico do Elefante Elegante, em A Coruña, Galiza, Espanha. Licenciado em Formação de Atores pela Escola Superior de Teatro e Cinema e graduado e em Teatro do Movimento pela École Lassaad, em Bruxelas.
– Marcela Uchôa. Investigadora do Instituto de Estudos Filosóficos da UC. Doutora em Filosofia Política pela Universidade de Coimbra, mestre em Filosofia, licenciada em Direito e Filosofia. Possui especialização em Direitos Humanos e estratégias para paz pela Universidade C’a Foscari – Veneza. Colunista regular no O Público. Foi professora universitária nas áreas de filosofia do direito, ética, filosofia da educação e direitos humanos na Faculdade do Vale do Jaguaribe e Faculdade Cearense. Ativista de DH, feminista e anticapitalista com trabalhos de ação humanitária em Lesbos (2016) e Palestina (2017), com especial interesse no acolhimento de mulheres e crianças.No ativismo académico foi vice-presidente da Associação dos pesquisadores e estudantes brasileiros em Coimbra APEB-Coimbra 2016-2017, e membro da EBRAC-Coimbra (Esquerda Brasileira em Coimbra).
– Tiago Alves Costa. É poeta, escritor e tradutor. Publicou “Žižek vai ao Ginásio” (Através Editora, 2019 / Macondo Editora, 2020 (Brasil)), – Menção de Honra no Prémio Internacional de Poesia Glória de Sant´Anna 2020, “Mecanismo de Emergência “(Através Editora, 2016) – Menção de Honra no Prémio Internacional de Poesia Glória de Sant´Anna 2017 – e o livro de contos “W.c constrangido” (Grupo Criador, 2012).A sua obra apareceu publicada em diversas antologias e tem colaborações no cinema.
Em 2021 estreia-se na escrita para teatro com a peça “O Cubo” produzida pela companhia galega “Elefante Elegante”. Participa frequentemente como Professor Convidado em cursos de Escrita Criativa nas EOI da Galiza, desde 2017. Desde 2021 que coordena o departamento de comunicação da Através Editora (chancela editorial da Associação Galega da Língua). É editor e co-director da revista digital de artes e letras Palavra Comum, desde 2018. É membro da Associação Galega da Língua (AGAL) e o primeiro português a fazer parte da Asociación de Escritoras e Escritores em Lingua Galega (AELG). Licenciou-se em Publicidade pelo ISCET (Portugal) com uma Pós-Graduação em Criatividade e Inovação pela Tompkins Cortland Community College (E.U.A).
– Vanda Amaro Dias. Doutora em Relações Internacionais: Política Internacional e Resolução de Conflitos pela Universidade de Coimbra, é investigadora do Centro de Estudos Sociais, integrada na linha temática Capitalismo (Semi)Periférico: Crises e Alternativas, e Professora Auxiliar de Estudos Europeus na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). É ainda Subdiretora do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da FLUC, Coordenadora da Secção de Estudos Europeus e Subdiretora da Licenciatura em Estudos Europeus. Os seus principais interesses de investigação incidem sobre os estudos para a paz, estudos de segurança, política externa, União Europeia, Rússia e Europa de Leste (Ucrânia, Moldova e Bielorrúsia).
======
Curadoria /Moderação
– Cristiano Gianolla. Investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC), onde integra a linha temática em Democracia, Justiça e Direitos Humanos. Cristiano é Investigador Principal do projeto UNPOP (FCT, 2021-2024) co-fundador do “Grupo Inter-Temático sobre Migrações”, co-coordena o grupo de investigação “Epistemologias do Sul” e editor coordenador do Alice News. Cristiano leciona “Teorias e Instituições Democráticas”, e “Diálogo Intercultural Crítico” na Faculdade de Economia da UC e os seus atuais interesses de pesquisa focam a temática das emoções e narrativas em processos democráticos.
======
Mais informações: 239 714 013 | 912 511 302 | info@oteatrao.com