Regresso do futuro? Populismo entre nostalgia e ansiedade

Orador:
Paolo Cossarini (Universidade de Aalborg)

16 de maio de 2022, 19h00-20h30
Salão Brazil (Coimbra)

Moderação: Luciana Sotero, FPCEUC

Apresentação

Este seminário centra-se nas temporalidades do populismo e explora a ligação que têm com várias narrativas de emoções na atualidade. Para isso, fornece exemplos de usos do passado e do futuro em diferentes discursos políticos. O evento será em espanhol com a possibilidade de interagir em português e outras línguas.

No intuito de convidar todas as pessoas interessadas a conversar sobre os temas populismo e emoções, a equipe de investigação do projeto UNPOP – Desmontar o Populismo: Comparando a formação de narrativas da emoção e os seus efeitos no comportamento político, coordenado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, organiza esta seminário com o investigador Paolo Cossarini que contará com a moderação de Luciana Sotero (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra)

Esta conversa aberta ao público faz parte do ‘ciclo de eventos UNPOP – O populismo e as emoções’, cujo propósito é criar uma plataforma de discussão multidisciplinar sobre a formação de narrativas da emoção e os seus efeitos no comportamento político, com foco no populismo. Enquanto o sucesso dos fenómenos populistas é alegadamente atribuído em grande medida à sua capacidade de mobilizar as emoções das pessoas ‘comuns’, pouco se debate relativamente ao quanto estas emoções sejam legítimas e de que forma contribuem a formular a representação política. Este debate remete ao vibrante tema da relação entre razão e emoção e dos limites de ambas na sociedade. O potencial mobilizador das emoções nos discursos populistas é frequentemente visto como alheio a práticas democráticas, ou uma versão deturpada e irracional do discurso político. O ciclo de eventos ‘UNPOP’ promoverá diversas discussões envolvendo – e desafiando – esta premissa.

Por sua vez, este ciclo de eventos faz parte do projeto UNPOP, que tem como objetivo principal explorar como as narrativas de emoção permitem uma análise mais profunda do modo como os fenómenos populistas se constituem e influenciam o comportamento político. Assim, o ciclo de eventos desenvolvido ao longo do projeto abordará diversas questões envolvendo o recente crescimento do populismo, com foco no papel das emoções – tanto aquelas tidas como negativas como raiva e medo, quanto as tidas como positivas como esperança e amor – no comportamento político.

Coordenado por Cristiano Gianolla e Lisete Mónico e acolhido institucionalmente pelo Centro de Estudos Sociais e pelo CINEICC – Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental – da Universidade de Coimbra, o projeto UNPOP conta com o financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (PTDC/CPO-CPO/3850/2020).

Nota(s) biográfica(s)

Paolo Cossarini é investigador em pós-doutorado no Departamento de Cultura e Aprendizagem da Universidade de Aalborg (Dinamarca). Ele co-editou o livro ‘Populism and Passions. Democratic Legitimacy after Austerity’ (‘Populism and Passions. Democratic Legitimacy after Austerity’, Routledge 2019) e ‘O Impacto do Populismo nas Instituições Europeias e na Sociedade Civil. Discursos, Práticas e Políticas’ (‘The Impact of Populism on the European Institutions and Civil Society. Discourses, Practices, and Policies’, Palgrave Macmillan 2021).

Local: Salão Brasil